Somos ativistas do ESG

Environmental, Social e Governance, ou seja: Ambiental, Social e Governança. Há 25 anos, nascemos comprometidos com práticas ambientais, sociais e de governança, e atualmente, temos essa bandeira cada vez mais sólida em todos os setores de nossa pousada.

Seja bem-vindo à autêntica sustentabilidade, onde cada ação faz a diferença!

Michelangelo Pistoletto, um dos maiores mestres da arte contemporânea mundial criou em 2003 o Terceiro Paraíso, simbolizado por um Novo Símbolo do Infinito. Esta representação visual de fácil entendimento, mas ao mesmo tempo teoricamente complexa, representa o Mundo Natural, um Primeiro Paraíso no qual os seres humanos estavam completamente integrados à natureza. E o Mundo Artificial, um Segundo Paraíso desenvolvido pela inteligência humana, composto apenas por formas artificiais.

A junção destes dois paraísos cria o Terceiro Paraíso, uma nova humanidade,um mundo propício para a evolução cultural e social.

Hoje é imprescindível usar a fórmula da criação para trazer um novo modelo de sociedade. Criar um equilíbrio harmônico entre dois mundos em dualidade através de uma nova criação. Nós apoiamos o Terceiro Paraíso.

Práticas Ambientais

Temos apenas 8% de área construída.

A sustentabilidade e a preservação ambiental são fundamentais, desde a nossa fundação, adotamos diversas iniciativas para garantir que nossas operações respeitem e protejam o meio ambiente ao nosso redor.

Nossos bangalôs são construídos com materiais locais e naturais, garantindo que a estrutura se harmonize com o ambiente. Essa escolha minimiza o impacto ambiental e oferece uma experiência autêntica e confortável para nossos hóspedes.

Utilizamos nossa usina de energia solar para reduzir a emissão de carbono e nos ajuda a ser mais auto suficientes energeticamente. Praticamos a coleta seletiva de lixo e incentivamos a reciclagem entre nossos hóspedes e equipe, contribuindo assim para a cooperativa local, Coopbravo. Além disso, implementamos a compostagem de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para nosso jardim e horta.

Implementamos sistemas de captação e reutilização de água da chuva para a irrigação de nossos jardins. Nossos banheiros são equipados com dispositivos de economia de água, como torneiras e chuveiros de baixo fluxo, garantindo o uso responsável desse recurso precioso. Além de termos fossas ecológicas em toda a pousada.

Preservamos a vegetação nativa ao redor da pousada e mantemos áreas verdes que servem de habitat para diversas espécies locais. Trabalhamos em parceria com organizações de conservação para proteger a fauna local e promover a biodiversidade.

Práticas Sociais

Nós amamos o Ceará e sua gente.

Priorizamos a contratação e a capacitação de pessoas da comunidade local, que passam a fazer parte da nossa história e crescem conosco. 

Várias dessas histórias estão por trás dos contos do Rancho do Peixe. Convidamos artistas da região para integrarem conosco em eventos e feiras de artesanato local, para que assim, nossos hóspedes possam viver ainda mais a cultura nativa daqui. 

Em harmonia com o Instituto S.E.R promovemos capacitações para a região priorizando o desenvolvimento do turismo responsável e sustentável. Para que assim, as próximas gerações possam desfrutar desse refúgio. Promovemos em conjunto com as escolas municipais e técnicas da região, uma imersão para que os alunos vivenciem as práticas da hotelaria e tenham o primeiro contato com a profissão.

Práticas de Governança

Acreditamos que nosso sucesso está intrinsecamente ligado ao bem-estar da comunidade que nos acolhe. Por isso, trabalhamos em estreita colaboração com os moradores locais, oferecendo oportunidades de emprego e formação. Desenvolvemos projetos educacionais, como a Escola Ecoar, que visa promover a educação ambiental e a sustentabilidade entre hóspedes e comunidade. 

A transparência e a ética são pilares fundamentais das nossas práticas de governança e mantemos uma política de portas abertas para que funcionários e hóspedes possam expressar suas preocupações ou sugestões.

A inovação e a adaptação são componentes essenciais da nossa abordagem de governança. O setor de hospitalidade está em constante evolução, e nós do Rancho do Peixe nos orgulhamos de estar na vanguarda das tendências e inovações. Seja através da implementação de novas tecnologias para melhorar a eficiência energética ou da criação de novas experiências para os hóspedes, estamos sempre buscando maneiras de inovar e nos adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos nossos clientes.

Manifesto: Em conjunto com o Instituto S.E.R realizamos ações no Rancho do Peixe. S.E.R vem da origem: Sustentabilidade, Essência e Raízes. O Instituto é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltado ao turismo sustentável, resgate das memórias locais e valorização do ser humano. 

Promovemos projetos e ações que preservem o meio ambiente, bem como a proteção da identidade física, social e cultural das comunidades. Conscientizamos os habitantes das comunidades quanto à importância do turismo sustentável, formando-os e capacitando-os.

Incentivamos o desenvolvimento do Turismo Sustentável, respeitando a essência do local. Assim, identificamos e apoiamos hotéis e pousadas que promovam a sustentabilidade, preservem o meio ambiente e a cultura/memória das comunidades.